Encontro na região Norte estimula o debate sobre as alternativas ao agronegócio


 

Caravana Agroecológica e Cultural de Santarém. (foto:agroecologia.org.br)

A Caravana Agroecológica e Cultural de Santarém terminou no último dia 25 com saldo positivo para os setenta e oito agricultores, agricultoras, integrantes de ONGs e movimentos sociais de diversos estados do Brasil que participaram do encontro. O roteiro passou pela Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns e Floresta Nacional do Tapajós (Flona).

O evento durou três dias e foi uma das etapas preparatórias do terceiro Encontro Nacional de Agroecologia que está previsto para maio de 2014, em Juazeiro, na Bahia.Durante a caravana, ficou evidente que apesar de não conhecerem o termo agroecologia, os agricultores colocam em prática costumes locais que reforçam a economia sustentável.

Na região da Reserva Extrativista, em comunidades como Suruacá, onde vivem mais de cem famílias, é comum a variedade nos roçados: a mandioca, base da alimentação local e fonte de renda a partir da venda na forma de diversos produtos convive com a banana e outros cultivos. Os agricultores não utilizam agrotóxicos nas plantações.

Marilene Rocha, vice presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém destacou a Reserva Extrativista como uma das maiores conquistas dos movimentos sociais da região por ter garantido o território para os trabalhadores frente a instalação de madeireiras na região. Para a sindicalista, a Caravana foi uma oportunidade de reforçar a necessidade de lutar contra a instalação de hidrelétricas projetadas pelo governo federal para o rio Tapajós.

Ao final da Caravana os participantes compartilharam o aprendizado de cada um dos percursos e discutiram alguns desafios para o agroextrativismo e a agroecologia na Amazônia. Entre os destaques está a informação e acesso a políticas públicas que garantem a venda de produtos da agricultura camponesa direto para o governo, como é o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. (pulsar)

Audios:

  • Programa Caravana Agroecológica e Cultural de Santarém:

    Conheça a iniciativa da caravana agroecológica que mobilizou agricultores, movimentos sociais e ONGs de todo o Brasil.

    Clique para baixar (7 MB)

Faça um comentário

26 − 17 =