Saúde, moradia, trabalho, educação, direito à terra, agrotóxicos, agronegócio e violência nas manifestações. Estes são alguns dos temas presentes na 14ª edição do Relatório Direitos Humanos no Brasil, que apresenta anualmente dados, estatísticas e análises sobre o panorama do país.
Produzida por organizações sociais e especialistas, a publicação destaca este ano a repressão policial nas manifestações populares em três artigos. De acordo com Daniela Stefano, coordenadora da edição de 2013, uma das abordagens trata da violência policial nas manifestações organizadas pelo Movimento Passe Livre que ocorreram em junho, na cidade de São Paulo. Outro artigo afirma que a violência também gerou solidariedade e a possibilidade das pessoas se expressarem livremente. Outra análise é feita a respeito da cobertura da grande mídia e da mídia alternativa durante os protestos.
Pela primeira vez, a violência realizada contra as gestantes também entrou no relatório. Projetos de lei polêmicos e importantes como os de terceirização, democratização da mídia e o marco civil da internet não deixaram de ser abordados.
A publicação é ilustrada pelas imagens do fotógrafo João Roberto Ripper, que nesta edição, ainda assina um artigo sobre a beleza das populações tradicionais, como as quilombolas e indígenas. Ripper acredita na importância de se mostrar essas populações de forma diferente da grande mídia e com um olhar mais humano.
O lançamento do Relatório Direitos Humanos no Brasil 2013 é realizado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos neste dia 03 de dezembro, em São Paulo. (pulsar/brasil atual)