Vídeo mostra jornalista sendo espancado pela Polícia Militar enquanto cobria protesto em São Paulo


Um vídeo que circulou pelas redes socias nesta quarta-feira (12) mostra um dos repórteres do Portal Aprendiz, Pedro Ribeiro Nogueira, sendo agredido por policiais militares durante a manifestação contra o reajuste da tarifa de ônibus, trem e metrô de São Paulo.

Como dezenas de profissionais da imprensa, Pedro foi às ruas cobrir a terceira manifestação popular contra o reajuste da tarifa de ônibus, trem e metrô em São Paulo, que no último dia 2 passou de três reais para três e vinte.

As imagens deixam claro que Nogueira é cercado por um grupo de policiais que o golpeiam repetidas vezes com cassetetes. O jornalista foi um dos profissionais da imprensa punidos pela PM por exercer sua função de registrar os acontecimentos e reportá-los à sociedade. Repórteres da Folha de S. Paulo, R7, Brasil de Fato e outros veículos também sofreram na pele a violência, que, desta vez, não ficou restrita aos manifestantes.

Além de ter sido detido, Pedro, de 27 anos, está sendo indiciado por danos ao patrimônio e formação de quadrilha, crimes sem direito a fiança. Por isso, continua detido. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) emitiu nota condenando a agressão contra os repórteres Fernando Mellis e as prisões de Leandro Machado, Leandro Morais e Pedro Nogueira.

Em todos os casos, a Abraji diz enxergar tentativa de atrapalhar o trabalho de cobertura das manifestações. A associação considera preocupante que esta ação contrária ao trabalho da imprensa parta do estado, e justamente da PM, mandada à rua para manter a ordem e garantir direitos. Mais manifestações estão marcadas para a noite de hoje (13) em São e no Rio de Janeiro. (pulsar/brasilatual)

Faça um comentário

89 + = 96