Violência sexual atinge uma em cada 14 mulheres no mundo


(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

Um estudo publicado na última quarta-feira (12) na revista The Lancet mostra que uma em cada 14 mulheres já foi, pelo menos uma vez, vítima de abuso sexual por parte de alguém que não o seu parceiro. De acordo com o levantamento realizado em 56 países, a taxa de mulheres vítimas de abusos chega a 20% na Região Central da África Subsaariana. Na média mundial, 7,2% das mulheres com 15 anos ou mais declaram ter sofrido violência sexual pelo menos uma vez na vida.

Segundo Naeemah Abrahams, do Conselho de Investigação Médica da África do Sul, que coordenou o trabalho com a Escola de Higiene e Medicina tropical de Londres e com a Organização Mundial da Saúde, o estudo aponta que a violência sexual é uma experiência comum para as mulheres em todo o mundo. Já as variações regionais precisam ser interpretadas com cautela devido às diferenças na disponibilidade de dados e nos níveis de denúncia, afirma Abrahams.

Os resultados mostram que as taxas mais altas de violência sexual estão no Centro e no Sul da África Subsaariana e na Oceania.Os países do Norte da África e Médio Oriente e do Sul da Ásia registraram as taxas mais baixas. Na Europa, os países do Leste têm percentual muito mais baixo do que os do Centro e os do Ocidente.

Os autores do estudo lembram que os dados podem subestimar a verdadeira magnitude do problema por causa do estigma e da culpa associada à violência sexual, que leva as vítimas a não denunciar, prejudicando a qualidade dos números citados. (pulsar/rba)

Faça um comentário

67 − 66 =