Caráter lúdico nas manifestações é nova estratégia dos movimentos sociais


(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

A tão esperada Copa do Mundo no Brasil começou e junto com ela mais manifestações contra o Mundial da FIFA e em defesa de direitos. Diferente de 2013, agora menos pessoas estão indo às ruas, muitas por medo da forte repressão policial. Para driblar este problema, movimentos de todo o Brasil têm encontrado alternativas para conscientizar a população e cada vez mais optam por atividades mais “lúdicas”.

No Rio de Janeiro e em São Paulo brincadeiras e arte se mostraram um método muito eficaz para promover a reflexão, é o que nos contam Priscilla Cavalieri, do Comitê Popular da Copa de São Paulo, e Tomás Ramos, do Ocupa Copa, no Rio.

Em relação à violência policial, infelizmente nada mudou. De acordo com a Agência Brasil, em uma semana de Copa, cerca de 200 manifestantes foram detidos em protestos pelo país. Roger Pires, do Comitê Popular da Copa de Fortaleza, relata denúncias graves de abusos de poder cometidos pelos policiais. Confira a reportagem. (pulsar)

Audios:

  • Reportagem Copa do Mundo e manifestações: A reportagem traz um panorama das manifestações até o momento e aborda o lado lúdico utilizado pelos movimentos sociais, além da violência policial. Clique para baixar (6 MB)

Faça um comentário

76 − 70 =