Anvisa aprova iniciativa para banir dois agrotóxicos no Brasil


(imagem: reprodução)

(imagem: reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no último dia nove de dezembro duas iniciativas regulatórias para propor o banimento dos agrotóxicos Forato e Parationa Metílica. Os dois produtos fazem parte do grupo de agrotóxicos que vêm passando por reavaliação da Anvisa a fim de revisar os seus parâmetros de segurança.

No processo de registro de agrotóxicos no Brasil, cabe  à Agência avaliar o impacto das substâncias sobre a saúde humana, tanto do trabalhador rural como do consumidor. Por lei, o registro de agrotóxicos não tem data de validade, porém as reavaliações são feitas para rever os limites de segurança do produto diante de novas informações científicas sobre as substâncias.

A Anvisa já havia realizado consultas públicas com a indicação de banimentos destas duas substâncias anteriormente. Tratam-se de análises rigorosas que busca reunir todas as evidências e trabalhos científicos que apontem dados relevantes para a saúde humana.

Desde 2009, quando a Agência iniciou a reavaliação de 14 agrotóxicos existentes no país, quatro já foram banidos e outros dois sofreram alterações em seus limites e recomendações de uso. (pulsar/página do mst)

Faça um comentário

1 + 6 =