Ministério Público exige ressarcimento de gastos com a FIFA


Copa pra quem? (foto:divulgação- copa pra quem? - facebook)

Copa pra quem? (foto:divulgação- copa pra quem? – facebook)

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) e o Comitê Organizador Brasileiro  estão na mira do Ministério Público. Cinco estados e o Distrito Federal entraram com ações civis cobrando o ressarcimento de todos os gastos destinados ao custeio das estruturas temporárias realizados para a Copa das Confederações FIFA 2013.

As ações realizadas pelo Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal têm um objetivo em comum: o reembolso dos equipamentos instalados provisoriamente no interior e entorno dos estádios de futebol, para atendimento de serviços em benefício da própria FIFA. Um exemplo são as tendas para patrocinadores, salas para transmissão de jogos e áreas reservadas para convidados, os quais não trouxeram nenhum legado à população.

No pedido do Ministério Público do Ceará, o ressarcimento chega a 28 milhões e 600 mil reais. Além dessa ação, também está ocorrendo o acompanhamento das obras e gastos do Transporte Rápido por Ônibus (BRT), das estruturas temporárias da FIFA e análise dos processos de remoções de famílias devido as obras para a criação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A atuação conjunta dos estados foi orquestrada pelo Fórum Nacional de Articulação das Ações do Ministério Público na Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). (pulsar)

Faça um comentário

7 + 1 =